Ilusões, nova montagem da La Vaca a partir do texto homônimo do autor russo Ivan Viripaev, inédito no Brasil, sob a direção de Fabio Salvatti, representa uma mudança de rota em termos dramatúrgicos para a La Vaca. Ainda que o foco continue sendo a dramaturgia contemporânea, a companhia propõe a encenação de um autor russo, expandindo seu interesse para além do universo teatral latino-americano.

 

Da mesma forma, a nova parceria estabelecida com o diretor Fabio Salvatti, abre as perspectivas de exploração de novas linguagens, que representem continuidades e rupturas com os modos de representação explorados até aqui. 

 

​Com Ilusões a companhia pretende rever sua trajetória e colocar em perspectiva o trabalho realizado até este momento, ao mesmo tempo em que se desafia ao novo, investigando formas de resistência.

 

O próprio texto de Ilusões reflete de forma metafórica sobre as questões que levam a companhia a comemorar sua existência, uma vez que a peça trata da memória, tempo, resistência e permanência.

A pergunta que encerra a peça Ilusões sintetiza sua intenção poética: Tem de haver algum tipo de permanência neste universo cambiante?

Ao narrar o relacionamento de dois velhos casais, Ivan Viripaev, autor do chamado Novo Drama Russo, compõe uma reflexão aberta sobre os mitos a respeito do amor, relacionamentos e permanência. Afinal, será que o amor é mais do que uma complexa rede de histórias que contamos a nós mesmos e aos outros? Assim como em outros textos do autor, em Ilusões a estrutura da narrativa é posta em questão, há uma fenda instaurada entre performer e texto, entre forma e conteúdo. Viripaev traz para a cena uma epicidade que não se confunde com o projeto político de Bertolt Brecht e nem com a oralidade dos contadores de histórias. Há uma desdramatização do material cênico, de forma que não há clareza de qual é a relação estabelecida entre os personagens e os atores que contam suas histórias. Isso abre caminhos plurais tanto para a encenação quanto para a atuação deste texto.

A montagem pretende voltar à intimidade, numa espécie de reconexão entre intérprete e público. Por este motivo, decidiu-se promover a proximidade entre atores e espectadores. A encenação se define neste encontro humano, fundador do fenômeno teatral e tão caro aos dias sombrios em que vivemos, como potência artística. Os elementos cênicos que acompanham este encontro serão muito simples, minimais: poucos adereços, alguns objetos de cena. Menos efeito, mais afeto.

 

Além da montagem e temporada de estreia de Ilusões, o projeto conta com a edição de uma revista comemorativa, a ser lançada na estreia do espetáculo, e a apresentação gratuita de dois trabalhos do repertório da La Vaca ainda em 2018.

 

___

O projeto ILUSOES – LA VACA 10 ANOS foi contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, principal ferramenta de fomento do estado.

 

Outro parceiro é o SESC, que através do projeto "Espaço-Criação" disponibiliza espaços e equipamentos culturais de suas unidades para experimentações artísticas.

 

___

SINOPSE:

Tem de haver algum tipo de permanência neste universo cambiante? Ilusões propõe uma reflexão aberta sobre os mitos do amor, da memória e da permanência ao contar a história de dois velhos casais. Será que o amor é mais do que uma complexa rede de histórias que contamos a nós mesmos e aos outros? Como saber o que é e o que não é uma ilusão? Discos voadores, linhas rosas no horizonte e pedras arredondadas são aqui testemunhas das respostas provisórias a estas perguntas.

___

FICHA TÉCNICA

Ilusões, de Ivan Viripaev

Direção e tradução: Fabio Salvatti

Com: Anderson do Carmo, Drica Santos, Milena Moraes e Renato Turnes

Cenografia: Sandro Clemes

Figurino: Renato Turnes

Desenho de luz: Fabio Salvatti

Orientação vocal: Jefferson Bittencourt

Coreografia: Anderson do Carmo

Revisão de tradução: Vera Seregina

Arte gráfica: Renato Turnes

Produção: Milena Moraes e Renato Turnes

Realização: La Vaca Companhia de Artes Cênicas

 

Projeto realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2017.

 

Outros apoios: SESC -Serviço Social do Comércio em Santa Catarina, Gruta Acessórios

UZ_498_edited
UZ_227_edited
IMG_5750
Estúdio Califórnia - Mi Muñequita -  04122011-DSC_2080
MB-6
Kassandra por Vanessa Soares 0
_MG_8984 - Copy
UZ_402_edited
IMG_5464
_MG_1249_edited
IMG_0665
_MG_1916_edited
KASSANDRA - Foto de Cristiano Prim (45)
_MG_1648_edited
_MG_1976
16_INTERNET_6024
_MG_1408
FOTO TRATADA pqna
21_INTERNET_6114

 cialavaca@gmail.com|  +55 48 991382322

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube