HP 2.jpg
LOGO png.png

O projeto Homens Pink é uma realização da La Vaca Companhia de Artes Cênicas com o apoio do Rumos Itaú Cultural e inclui um filme documentário dirigido por Renato Turnes (realizado em co-produção com a Vinil Filmes)  e uma performance documental solo do artista . Ambas as obras são baseados nas memórias de nove senhores gays, entrevistados por Turnes em Florianópolis e São Paulo.

 

 Homens Pink - a performance

Homens Pink é uma performance documental solo de Renato Turnes que parte dos relatos de homens gays idosos para atualizar memórias de resistência e celebrar a experiência de sobreviventes. Memórias pessoais do performer se fundem a lembranças emprestadas: a infância, o sexo, o fervo, a epidemia, a luta e a inexorável passagem do tempo.

 

O orgulho de existir é festejado em fragmentos épicos que revivem espectros narrativos através de histórias, fotos, vídeos e objetos que reelaboram a experiência coletiva de corpos dissidentes. 

A performance é fruto do projeto que inclui ainda um filme documentário, de mesmo nome, que mostra o encontro entre o ator e os 09 senhores gays que compartilharam suas memórias e que são a base da dramaturgia original.

O estado de pandemia se apresentou quando a performance presencial, ainda inédita, estava prestes a estrear. Neste contexto Turnes abraçou a possibilidade de transformação de seu apartamento e recriou a performance, adaptando as ações às condições do isolamento e à linguagem audiovisual.

 

 

Criação e performance: Renato Turnes
Assistência de criação: Karin Serafin
Assistência vídeo: Malcon Bauer
Desenho de luz (teatro): Daniel Olivetto
Projeções: Marco Martins
Cenografia: Renato Turnes
Figurinos e máscara: Karin Serafin
Trilha sonora original: Hedra Rockenbach
Arte gráfica: Ricardo Rodrigues

Produção: Milena Moraes


Artistas provocadores:

Anderson do Carmo

Vicente Concilio

Fabio Hostert

Max Reinert

 

a partir das memórias de:

Carlos Eduardo Valente

Celso Curi

José Ronaldo

Julio Rosa

Eduardo Fraga

Luis Baron,

Tony Alano

Paulinho Gouvêa

Wladimir Soares.

1/8

1/13

Provocações

 

Como procedimento para a criação do espetáculo, Turnes propôs o que chamou de Provocações. Neste processo quatro artistas foram convidados para, a partir de entrevistas colhidas para o documentário, provocar no artista movimentos criativos no campo da performance documental.

 

Anderson do Carmo, Vicente Concilio, Fabio Hostert e Max Reinert foram os artistas convidados.

 

Após uma semana de trabalho com cada um deles, o resultado deste encontro foi aberto ao público em um compartilhamento de processo.

 

As performances resultantes de cada provocação foram territórios de investigação para a construção da performance final do projeto.

130251112_3576552359118405_5381419793451

Trajetória

- 24/10/2020 - Estréia online da performance Homens Pink (versão em casa) no Youtube da La Vaca.

 

- 27 e 28/10/2020 - Performances online na 3° Ocupação Itajaí Criativa - Téspis Cia de Teatro

- 19/12/2020 - Performance online na Mostra Rosa dos Ventos - Federação Catarinense de Teatro

- 17 a 20/12/2020 - Performance convidada no VIVOS Festival Internacional de Artes Cênicas de Buenos Aires

CARTAZ 2.jpg
selo rumos_[apoio]_black maior.png